Ansiedade e compulsão

A ansiedade é vista como uma ameaça ao Ego, pois é semelhante ao medo, Freud descreveu
como um temor sem razão, por isso é difícil identificar sua fonte ou o que provocou .

Estudos tem demonstrado que estados de ansiedade tem relação com a alimentação inadequada, por isso substâncias bioativas ofertadas como suplementação ajudam como forma de tratamento em quadros ansiosos.

Na busca de melhorar os sintomas de ansiedade encontramos ainda como auxiliador, os ácidos graxos essenciais como o ômega 3 que em um equilíbrio com Ômega 6 e Ômega 9, a função nutricional, estrutural e reguladora destes ácidos graxos poli-insaturados tem impacto significativo nas funções fisiológicas do organismo .

A relação de níveis baixos de ômega 3 em estados de depressão e ansiedade aumentam a produção de citocinas próinflamatórias por exposição a situações estressantes, sendo assim, o ômega 3 em equilíbrio age por diminuir essas ações inflamatórias

Para tanto, às vitaminas e minerais são micronutrientes importantes para ajudar na metabolização de macronutrientes e nos seus produtos finais, das quais são o magnésio e vitaminas do complexo B, que também auxiliam na reconstrução de tecidos inclusive no cérebro e sistema nervoso, elas participam na conversão de glicose em energia, na síntese de serotonina e de melatonina. Por isso o aporte inadequado pode resultar um QI abaixo do seu potencial, memória fraca, cansaço, tonturas, falta de concentração, falta de motivação e depressão.

Vitaminas do complexo B estão associados à melhora de quadros de declínio cognitivo, assim como, reduzem as condições de demência e Alzheimer. Estudos demonstram que o triptofano está relacionado à melhora do controle sobre o comportamento social em indivíduos que sofrem de distúrbios associados a disfunções no funcionamento serotoninérgico. Estudos
demonstraram os efeitos do magnésio na aprendizagem e na memória nos seres humanos e sua deficiência foi associada com função cognitiva deficiente e baixo nível acadêmico e a falta de magnésio estava relacionada à desatenção, retardo mental e problemas de fala.

Estudo semelhante a este foi realizado por Zanello (2012) o qual utilizou apenas a suplementação com L-triptofano observando diminuição do quadro ansioso dos participantes da pesquisa incluindo a diminuição da compulsão alimentar.

Muitos nutrientes estão diretamente envolvidos na fisiopatologia da doença, tais como o aminoácido triptofano, o mineral magnésio, as vitaminas do complexo B e, principalmente, o ácido graxo ômega-3.

Resumindo, uma alimentação variada é excelente para controlar essas crises de ansiedade, causada por deficiência nutricional.

Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657

Contatos

email: [email protected]

instagram: nutribruna_champe

Whatsapp: 54- 9 91970870

Comente o que achou:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso lhe ajudar?