Essa pergunta é uma que com frequência eu escuto e que também já fez parte das minhas dúvidas.
Pois bem, nutricionista infelizmente não pode ser registrada como MEI, pois é uma profissão regulamentada.
Nós temos 2 opções, ou continuamos como Pessoa Física e buscamos alvará de autônomo ou partimos para PJ (Pessoa Jurídica)
Mas qual escolher? Vamos às dicas:
- Se você fatura até R$ 5.000,00 (mês) ou paga até 15% de IR, fique como autônomo. Você tem vantagens como isenção de ISS em alguns municípios e não precisa contratar contabilidade mensalmente e possibilidade de deduzir dos ganhos, os gastos com despesas: aluguel, luz, água etc. no programa Carnê-leão. Por outro lado, paga impostos mais caros (20 a 27,5%), inclusive precisa recolher mensalmente o imposto de renda e as empresas que contratam PF tem que recolher 20% de IR.
- Caso seu faturamento seja superior a este valor, vale apena ser ME (microempreendedor). Você tem custos tributários mais baixos (8 a 20%), tem mais facilidade para prestar serviços para empresas (oficinas, palestras) e você paga imposto mensalmente, mas não paga Imposto de Renda. Em contraponto precisa ter um serviço de contabilidade contratado mensalmente e tem que pagar mais uma anuidade de PJ para o CRN.
Não é fácil ser dono(a) do próprio negócio, não é nutri? Espero que essas dicas tenham te ajudado a escolher o melhor caminho.