A produtividade é fundamental para alcançar os objetivos propostos dentro de um projeto, seja pessoal ou profissional. Produtividade significa a capacidade de realizar-se algo dentro de pouco tempo, mas de forma eficaz.

Produtividade tem relação com você reduzir o uso de recursos, maximizar o tempo e fazer uma entrega adequada, ou seja, fazer algo muito bom, usando o tempo suficiente e o mínimo de recursos.

A produtividade é o oposto de procrastinação, essa ocorre quando protelamos algo, deixamos para depois, quando criamos justificativas para adiar uma entrega. A procrastinação é um problema que afeta principalmente a vida pessoal de quem a faz. Esse ato rouba o recurso mais escasso que existe, o tempo.

Existem alguns motivos para procrastinamos, talvez o principal deles seja o esgotamento mental. Ao realizar múltiplos projetos e atividades, sem dar um descanso entre essas eles, é comum haver perda de foco, e isto leva ao erro e a repetição.

Quando você precisa refazer atividades por causa de foco e cansaço, você reduz a sua produtividade e isso pode gerar uma sensação de desqualificação do próprio trabalho, o que fará com que você relute em fazê-lo ou continuar a fazê-lo, levando a procrastinação.

Descanso mental é extremamente necessário para a produtividade, para que você se possibilite enxergar novas resoluções para aos problemas existentes. Esse descanso, essa parada do trabalho faz com que ao retornar a ele, o tempo utilizado se torne mais efetivo, você resolve os problemas com maior eficácia.

Parar de realizar uma atividade não é apenas parar a ação, se você leva isso para o seu momento de descanso, continuas a trabalhar. Muitas pessoas falam “eu não fiz nada o dia todo”, mas elas passam o dia inteiro com o problema em mente, sem dar espaço para outros pensamentos.

É importante que encontrem formas de descansar, de esquecer os projetos por um período de tempo. Essa pausa melhora a criatividade, mostra novas oportunidades e é por isso que o trabalho acontece com maior facilidade.

Quando foi a última vez que você parou?

Elaborado por Aline Viegas, Nutrcionista. CRN2 11017

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