Quem é recém-formado em nutrição com certeza já está ciente que não dá para parar de estudar, não é mesmo? Nessa fase, depois da formatura, surgem várias dúvidas a respeito de qual especialização em nutrição escolher.

De fato, é muito importante pensar na especialização na área de nutrição, uma vez que o mercado está cada vez mais concorrido e é fundamental ter diferenciais consistentes para se destacar.

  1. Nutrição clínica e hospitalar

A nutrição clínica envolve a anamnese e o tratamento nutricional adequado para cada paciente, visando à melhora da saúde de um modo geral, a fim de promover mais qualidade de vida e bem-estar.

Vale ressaltar que a especialização em nutrição clínica permite que o profissional atue em diversas áreas, como consultório particular, grandes hospitais, personal diet e home care.

  1. Obesidade e emagrecimento

Vivemos um período em que as pessoas estão cada vez em busca por saúde, bem-estar e os benefícios de uma alimentação saudável. O que é um excelente cenário para quem pretende trabalhar com foco em emagrecimento e obesidade.

Isso porque, mesmo com toda a preocupação das pessoas, o estresse e a vida corrida fazem com que muitos indivíduos engordem e entrem na faixa de obesidade sem sequer perceberem.

Portanto, vale muito a pena se especializar nesse ramo da nutrição, com a certeza de sempre ter pacientes na sua agenda de marcação.

  1. Nutrição funcional e fitoterapia

Os alimentos funcionais ganharam fama há alguns anos e, desde então, cada vez mais pessoas se interessam pelas vantagens oferecidas por uma alimentação com foco nesses elementos.

Além disso, em paralelo, a fitoterapia ganhou cada vez mais notoriedade, especialmente em função de suplementos que se mostraram eficazes no combate aos quilos extras e à gordura localizada.

Logo, se você se interessa por esses assuntos, pode ser bem interessante procurar uma especialização em nutrição nesse nicho.

  1. Nutrição esportiva e estética

Outra área da nutrição que está em franca expansão é a nutrição esportiva e estética. A primeira é voltada para atletas ou pessoas que pretendem definir os músculos, perder gordura e ganhar massa magra.

Já a nutrição estética visa usar os conhecimentos de nutrição para melhorar a qualidade da pele, do cabelo e das unhas do paciente, além de acelerar o metabolismo e combater celulites e outros males que afetam a beleza.

Também são áreas bastante procuradas e que estão em alta, de modo que basta você decidir qual delas mais se identifica com seu estilo profissional e visão para poder seguir um caminho muito bem-sucedido.

Agora, se você está em dúvidas sobre qual especialização em nutrição fazer, considere conversar com profissionais que já atuam nesses setores, pondere os prós e contras da sua escolha, faça pesquisas de faixa salarial e, então, tome uma decisão consciente e embasada em fundamentos concretos.

  1. Nutrição em Oncologia

A Nutrição Oncológica é uma especialidade fundamental para quem está passando pelo tratamento do câncer. Este profissional atua em duas frentes: preparando o paciente para o início da terapia e para reverter ou amenizar seus efeitos colaterais.

Dependendo da localização e estágio da doença, podem surgir algumas complicações, como desnutrição, desidratação, fadiga, perda de massa muscular, alteração no paladar, alteração no metabolismo, entre outros. Com a Nutrição, é possível atuar exatamente nos sintomas que estão interferindo na qualidade de vida do paciente, melhorando sua imunidade, sua saúde e fazendo com que o organismo esteja preparado para receber os quimioterápicos e apresente menos reações.

O acompanhamento nutricional é determinante, pois impacta diretamente no início e na continuidade do tratamento oncológico, influenciando assim em seu resultado.

  1. Nutrição Materno-Infantil

Os cuidados com a alimentação durante a gestação são importantes em diversos aspectos como o controle da evolução do peso gestacional com qualidade, controle do sistema imunológico da mãe e preparo para amamentação, além da introdução alimentar do bebê.

Durante a gestação, o planejamento alimentar adequado e individualizado faz parte do “imprinting metabólico”. Este termo se refere ao fato de todos os hábitos alimentares, estilo de vida e metabolismo da mãe podem ter influência no DNA do bebê, podendo expor a criança a desenvolver vários tipos de doenças ao longo da vida, incluindo obesidade, diabetes, alergias alimentares, transtornos comportamentais, entre outros.

Passando pela amamentação e introdução alimentar da criança, a nutrição materno infantil promete orientar pais e filhos sobre a alimentação adequada de forma lúdica e atrativa.

A nutrição materno infantil chega para trazer maior qualidade de vida desde a barriga da mamãe, possibilitando assim, adultos mais saudáveis.

Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657

Contatos

email: champenutricao@gmail.com

instagram: nutribruna_champe

Whatsapp: 54- 9 91970870

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *