O marketing local tem como objetivo divulgar uma empresa de maneira eficiente a partir de critérios de segmentação geográfica. A partir de algumas estratégias e ferramentas específicas, você consegue atrair ao seu consultório de nutrição mais pessoas que moram ou trabalham na mesma região da sua empresa.

1. Conheça seu público e elabore estratégias direcionadas

O primeiro passo para melhorar o marketing local do seu consultório é conhecer o perfil do seu público. Sem saber os interesses específicos dos seus pacientes, não será possível elaborar estratégias direcionadas de acordo com os perfis. E sem uma estratégia direcionada, você corre o risco de investir em ações de marketing sem obter retorno por falar a linguagem de um público que não é o seu.

Você vai precisar levantar os dados de seus pacientes, como idade, gênero, profissão, escolaridade, regiões de domicílio e de trabalho. Procure descobrir ainda o percentual dos que têm convênio e quais são os convênios mais usados. Assim, será possível estimar os interesses e as necessidades do seu público.

2. Utilize as ferramentas digitais de geomarketing

O marketing local é planejado com foco na segmentação geográfica. Atualmente, muitas ferramentas tecnológicas, como softwares, ajudam não apenas a acessar os dados sobre a localização geográfica das pessoas, como também a analisá-los.

As informações processadas por tais ferramentas oferecem grande utilidade para traçar estratégias de marketing local para o seu consultório. Entre as ferramentas disponíveis, existem os dados de check-in, geotargeting ou geo-segmentação, marcações e APIs de geolocalização.

3. Lance mão das plataformas digitais para fazer campanhas direcionadas

Você não precisa abrir mão das estratégias offline de marketing local, como distribuição de panfletos, outdoors e cartazes nas regiões do seu interesse. Porém, as plataformas digitais oferecem muitas oportunidades para divulgar seu consultório de forma geolocalizada.

Um exemplo é a vitrine virtual que as pequenas empresas podem ter no Google. Outra ferramenta de grande utilidade são os anúncios patrocinados nas redes sociais, como Facebook e Instagram, direcionados para os bairros que você escolhe. Nas redes sociais, você também pode usar outros critérios para segmentar suas campanhas, como idade, sexo, profissão e interesses pessoais.

4. Acompanhe os resultados das suas ações de marketing local

É importante monitorar os resultados gerados a partir de suas ações para melhorar o marketing local do seu consultório. Para realizar um acompanhamento eficiente, procure manter todos os dados atualizados.

Analise as métricas das plataformas digitais e o feedback dos clientes. Procure saber também se houve aumento da procura de pacientes oriundos das regiões nas quais você direcionou suas ações de marketing local. Pode haver inclusive o surgimento de um novo perfil de clientela. Ao permanecer atento a tais dados, você pode reforçar ou repensar suas estratégias atuais.

O marketing local tem um grande potencial de gerar resultados concretos por divulgar seu consultório de maneira focada, com ações voltadas para um público geolocalizado. A tecnologia exerce um papel importante nesse processo, pois garante o acesso e a análise de dados importantes e precisos sobre o seu público-alvo.

 

*Fonte: https://blog.dietbox.me/marketing-local-para-nutricionistas/

Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657

Contatos

email: champenutricao@gmail.com

instagram: nutribruna_champe

Whatsapp: 54- 9 96233870

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *