Segundo o inmetro, a castanha de caju é a menos calórica das oleaginosas. É uma excelente opção de lanche saudável, quando consumida com moderação.
Vejamos alguns dos seus benefícios:
A presença de fósforo e cálcio faz com que ela seja uma excelente aliada na prevenção de doenças como osteoporose e no fortalecimento do organismo.
Também possui magnésio e potássio: importantes para o equilíbrio dos batimentos cardíacos, redução da pressão arterial e para a saúde do coração.
É benéfica para o bom funcionamento das células e prevenção de anemia, por conter ferro. E devido às suas gorduras mono e poli-insaturadas, melhora o colesterol e a memória.
Em sua composição, encontramos o cobre: mineral que auxilia na saúde do cérebro e da pele.
A castanha de caju também auxilia na prevenção do câncer e do envelhecimento precoce porque é rica em antioxidantes e anti-inflamatórios como selênio e vitamina E.
O zinco presente nela é essencial para inúmeras reações químicas que ocorrem em nosso organismo. Sendo essencial para a reprodução e o correto funcionamento do sistema imune.
Além disso, ainda é fonte de triptofano: aminoácido importante na produção de neurotransmissores que controlam humor, sono, apetite, temperatura corporal e funções intelectuais.
Elaborado por Natália Seiger – Estagiário de Nutrição
Contatos
instagram: ftnati