Alimentação Fotoprotetora

A radiação solar é considerada o fator ambiental mais importante no desenvolvimento do câncer de pele.

A radiação  solar  é  capaz  de  provocar  mutações  e  alterações nas células, e essas alterações podem ser transmitidas para as células novas resultantes do processo de  multiplicação  celular.  Com o tempo, elas podem acumular outras  mutações  causando  câncer  de  pele.

A alimentação é um fator responsável por manter o sistema imunológico funcionando adequadamente, o que auxilia na prevenção do surgimento do câncer de pele. Por esse motivo torna-se relevante uma alimentação balanceada, regular e variada, rica em verduras, legumes e frutas, optando por produtos naturais e evitando os processados industrialmente, que contêm corantes e conservantes.

O  consumo  de  frutas,  verduras  e  hortaliças,  que apresentam  agentes naturais  com  potencial  antioxidante,    anti-inflamatório,  antimutagênico,    anticarcinogênico   e   propriedades   imunomodulatórias,  demonstra  surpreendentes  efeitos  inibitórios  em  diversos  processos  moleculares  e  celulares  e,  portanto, atualmente ganha destaque nos estudos de prevenção de danos cutâneos causados por radiações UV.

 

Existem alguns alimentos, nutrientes e compostos bioativos  de  alimentos  (CBAs)  como  carotenoides, flavonoides, polifenóis, cafeína, ácidos graxos poli-insaturados ômega-3, vitamina C, vitamina E, e o selênio,  que  podem  apresentar  capacidade  fotoprotetora da pele através de seu consumo regular.

Vamos aos exemplos dos alimentos fotoprotetores

Amêndoas

Ricas em vitamina E, um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres.

Cenoura e goiaba

Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos globos oculares, ajuda a clarear a pele, e previne o aparecimento de acne.

Cacau

Tem flavonoides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes de melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios ultravioleta.

Semente de linhaça

Com ácidos graxos ômega 3, melhora a aparência das manchas de pele e ajuda a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo de ômega 3 melhora a hidratação da pele e previne o aparecimento de rugas.

Chá verde

Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anticâncer comprovadas.

Espinafre

Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento.

Tomate

Quando aquecido, libera o licopeno, que é um antioxidante. Ajuda na eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.

Castanha do Pará

Rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme.

Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657

Contatos

email: [email protected]

instagram: nutribruna_champe

Whatsapp: 54- 9 91970870

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso lhe ajudar?