Tenho certeza que mesmo você não conhecendo chás, já ouviu falar ou já tomou o chá de Camomila! Ela é uma das plantas mais utilizadas do país, por este motivo, trouxemos mais algumas aplicabilidades dela. Vem conferir
Cortes e feridas: chá de camomila foi usado pelos gregos, romanos e egípcios como um bálsamo para acelerar a cicatrização de feridas. Em um recente estudo, ratos que receberam água aromatizada com camomila apresentaram melhoras quando comparados com aqueles que não receberam o elixir, que foi especialmente benéfico para queimaduras. Isso porque a Matricaria chamomilla tem efeitos anti-inflamatórios, antimicrobianos e antioxidantes.
Controle do Diabetes: Algumas pesquisas mostraram que a camomila pode auxiliar aqueles que sofrem de diabetes. Ela também ajuda com a hiperglicemia.
Antibacteriana: Os efeitos antibacterianos de beber chá de camomila podem ajudar a prevenir e tratar resfriados, protegendo contra doenças e infecções relacionadas com bactérias.
Espasmos musculares: Um estudo feito na Inglaterra descobriu que beber chá de camomila elevou os níveis de glicina na urina, um composto que acalma espasmos musculares. Os investigadores acreditam que é por isso que o chá de camomila pode vir a ser um remédio eficaz para cólicas menstruais também.
Dor de estômago: Ajudando a acalmar e relaxar os músculos e revestimento do intestino, a camomila pode ajudar na má digestão e até mesmo aqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável (SII).
Sono: Beber chá de camomila acalma o sistema nervoso para que você possa dormir melhor. Ela tem sido utilizada como uma solução para a insônia durante séculos.
Hemorróidas: Sua pomada ajuda a aliviar hemorróidas.
Câncer: É muito provável que o chá de camomila possa ajudar a reduzir as células cancerosas, embora uma investigação ainda esteja em curso para ver exatamente como ela inverte o crescimento celular anormal.
Pele saudável: Como possui propriedades anti-inflamatória e antisséptica, a camomila ajuda em irritações de pele como eczema, acne e alergias.
Além disso, a camomila também é conhecida como sendo uma “tisana” – mistura de ervas sem cafeína que é feita derramando água quente sobre as folhas, caules e raízes de plantas. Você pode fazer seu próprio chá de camomila adicionando outras plantas como lavanda ou tulsi para variar o sabor, ou bebê-la pura.
Há muitas aplicações para a camomila seca, incluindo tinturas e óleos essenciais que podem ser facilmente utilizados numa infusão ou chá.
Fonte: https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/beneficios-camomila/
Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657
Contatos
email: [email protected]
instagram: nutribruna_champe
Whatsapp: 54- 9 96233870