Então, carboidratos pós exercício físico, será que é uma boa opção? O que dizem as evidências científicas?
Carboidratos também são chamados de Hidratos de Carbono ou Glicídios, suas moléculas são constituídas, geralmente, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio , são importantes substratos energéticos para a contração muscular durante o exercício prolongado realizado sob intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração.
Os carboidratos estão ligados diretamente com reposição de glicogênio muscular e recuperação, o glicogênio é o responsável por fornecer energia, para que você consiga realizar sua planilha de treinos adequadamente.
A grande maioria dos esportes, abrem brechas para que a utilização de carboidratos pós exercício seja utilizada, as modalidades de endurance (corrida, ciclismo…) lutas, e força são atividades em que os atletas se beneficiam da sua utilização.
E qual a quantidade que deve ser administrada? Pois bem, aí entra a individualidade de cada um e a modalidade em que este atleta pertence. Nós podemos utilizar por exemplo de 0,5g/kg até 1,5g/kg dependendo da modalidade, eu enfatizo MODALIDADE pois dependendo de qual seja, essa administração de carboidratos pode ser de hora em hora.
Então, respondendo a pergunta do título, sim DEVO consumir carboidratos pós exercício, este macronutriente bem calculado vai ter papel fundamental para alcançar o seu objetivo ou o do seu atleta.
Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657