A carb cycling (ciclo de carboidratos, em português) é uma estratégia
nutricional aonde temos uma alternância de carboidratos durante seu dia ou
semana ou mês, ou seja, períodos de alto, médio e baixo carboidratos em um
período determinado.
Essa é uma boa estratégia para aquelas pessoas que querem perder gordura
corporal sem ter seu rendimento prejudicado, fator que acontece quando você
faz uma severa restrição de carboidratos, pois como todos sabem, ele é nossa
principal fonte de energia.
Vamos entender melhor como o corpo se comporta com esse jogo entre baixo
e alto carbo.
Ao reduzir as calorias e a quantidade de carboidratos da sua dieta, seu corpo
responde aumentando a oxidação das reservas de gordura, porém, ao se
restringir demasiadamente as quantidades de calorias e carboidratos, além de
perder gordura você também acaba aumentando sua sensibilidade à insulina e
reduzindo a sua taxa metabólica, aquele efeito platô, conhecido de muitos, em
que o corpo acaba reduzindo sua velocidade de queima de gordura conforme o
tempo que você está de dieta.
Sua sensibilidade à insulina alta, favorece o uso de glicose como fonte de
energia, deixando seu metabolismo mais flexível, queimando mais carboidratos
e gorduras com facilidade.
Quando ciclamos os carboidratos, ao aumentar seu consumo, você deve ainda
se manter em déficit calórico, e sabe por que? Pois quando consumir
carboidrato sua oxidação é muito mais otimizada, justamente por causa dessa
sensibilidade à insulina, juntamente em conjunto com algum agente
termogênico.
Após a oxidação dos carboidratos, os níveis de insulina irão baixar
rapidamente, fazendo com que o corpo comece a oxidar gordura e ainda sendo
possível armazenar glicogênio muscular.

Com essa sensibilidade à insulina, dificilmente o indivíduo irá reter água, caso
que só acontecerá caso extrapole na quantidade/qualidade do alimento
ingerido.

Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657

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