Não é à toa que um dos personagens de desenho animado mais conhecido mundialmente, o famoso “Popeye” coloca o espinafre como fonte de energia e força.

A planta é conhecida por sua capacidade de restaurar energia e aumentar a qualidade e vitalidade do sangue. Isso porque é rica em ferro: mineral fundamental no desenvolvimento da saúde das células vermelhas do sangue.

Além disso, possui antioxidantes que protegem o corpo contra os radicais livres. O acido fólico presente mantem o sistema cardiovascular saudável e o magnésio auxilia na redução da pressão arterial.

Estudos também vem demonstrando que o espinafre beneficia a vitalidade do cérebro e a clareza mental.

A cor verde-escura é proveniente dos altos níveis de clorofila de carotenoides como betacaroteno (antioxidante e estimulador do sistema imunológico) luteína e zeaxantina (potentes antioxidantes, protegem os olhos e a pele contra fotolesão). Além disso, esses fitoterápicos também possuem funções anticancerígenas.

Você encontra espinafre com facilidade em supermercados e feiras. É uma planta anual, e pode ser consumida in natura, em saladas,  preparações culinárias ou sucos.

O importante é: consuma. A sua saúde agradece!

Elaborado por  Natália Seiger – Estagiário de Nutrição

Contatos

instagram: ftnati

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *