As festas passaram, o ano novo chegou. Festejamos, comemos e bebemos bastante, e o nosso corpo sente e se encarrega de reagir a toda essa ingestão demasiada.

Dentre os sintomas estão:  inchaço,  diarreia, constipação, azia, refluxo, dor de cabeça, sensação de boca seca ou gosto ruim na boca, dentre outros.

Embora o  organismo seja capaz de eliminar toxinas,  quando ocorrem exageros, o sistema linfático e os órgãos excretores têm sua capacidade reduzida, então cabe a nós ajudar neste processo.

O fígado é um dos órgãos mais afetados com todo esse exagero. É ele quem armazena a nossa reserva de glicose  responsável pela produção de energia do corpo. Para auxiliá-lo a expulsar as toxinas, consumimos: grãos integrais, espinafre, cúrcuma, nozes, tomate, alho, rúcula, limão, abacaxi, abacate.

Invista nos seguintes chás para combater o inchaço abdominal: cavalinha, hibisco, dentre-de-leão, chá verde, hortelã, erva cidreira, erva doce.

Alguns facilitadores da digestão: mamão, abacaxi, ameixa, gengibre, chá de boldo, kombucha, fibras, frutas vermelhas e iogurtes naturais.

Termogênicos para acelerar o seu metabolismo: pimenta, hibisco, chá verde, canela e café.

Para amenizar a azia, é essencial: mastigar devagar, não consumir líquidos durante as refeições e consumir alimentos de fácil digestão como maçã, pera, banana, goiaba e vegetais cozidos.

E por fim, para combater a retenção de líquidos, que é a principal consequência da bebida e comida em excesso, viagem, sedentarismo e aquela fugidinha básica da dieta, consuma: abóbora, agrião, aspargos, alcachofra, beterraba, beringela, cenoura, laranja, limão, melão, melancia e água de coco.

Entenda que não existe projeto verão. Você deve se reeducar, aprendendo comer corretamente para uma melhor qualidade de vida. Não se culpe se exagerou em alguma refeição. Tome bastante água, pratique exercícios e aos poucos retorne à sua rotina.

Um abençoado 2020 a todos!

Elaborado por  Natália Seiger – Estagiário de Nutrição

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