Nutrição e Imunidade

Com a aproximação do inverno, quando doenças respiratórias, como gripe e resfriado, ficam mais comuns, juntamente com a atual situação da covid-19 é necessário ter um sistema imunológico saudável e forte. Para isso temos a nossa disposição inúmeros alimentos, como frutas, legumes e verduras, que contribuem significativamente para a consolidação da imunidade por serem grandes fontes de vitaminas e minerais essenciais para o corpo humano.

As frutas cítricas, como laranja, bergamota, limão, morango e o kiwi, são maravilhosas aliadas para o aumento da imunidade por serem ricas em vitamina C e também fibras, estimulando a resistência a infecções, aumentando as propriedades anti-inflamatórias e a imunidade do corpo.

O famoso alho tem como principal componente a alicina, essa substancia possui ação anti-inflamatória e anti-infecciosa. A melhor maneira para se beneficiar desse alimento é cru, pois o calor pode desativar os seus compostos, perdendo com isso a eficácia.

Iogurte natural é um alimento rico em lactobacilos e tem ação probiótica. Desta forma auxilia para o fortalecimento do sistema imunológico e também para uma microbiota intestinal saudável, onde se encontram bactérias benéficas ao organismo e são absorvidas vitaminas e minerais.

O gengibre é um grande contribuinte, pois possui uma importante ação contra bactérias, assim como as vitaminas B6 e C. O gengibre pode ser consumido em sucos, chás e tempero em alimentos salgados.

Vegetais verde-escuros, como brócolis, couve, couve de bruxelas, rúcula e espinafre, trazem ótimos benefícios para a imunidade. Eles são fontes importantes de ácido fólico, que participa da formação de glóbulos brancos, e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.

 

Elaborado por Julia Ew Frohlich

Estudante de Nutrição

Contatos

email: [email protected]

instagram: nutrisdaserra

Whatsapp: 54- 9 96233870

Comente o que achou:

3 respostas

  1. Incrível como algumas informações são passadas erradas por
    alguns sites. Pelo menos agora consegui achar a informação
    correta que estava procurando. Infelizmente tem muita
    informação errada na internet. Compartilhei no meu
    facebook. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso lhe ajudar?