Nutrição no CrossFit

O CrossFit® (CrossFit, Inc., Washington, DC, EUA) é uma franquia de treinamento físico cada vez mais popular no mundo. Trata-se de um treinamento intervalado de alta intensidade que combina exercícios aeróbicos e de força com foco no funcional.

A dieta dos praticantes dessa modalidade esportiva deve preconizar o fornecimento de nutrientes de acordo com as necessidades individuais, a frequência, a intensidade e a duração do treinamento.

Uma coisa é certa, a utilização de carboidratos é de fundamental importância para a melhora do rendimento. Estudos relatam que uma dieta rica em carboidratos, é capaz de melhorar significativamente o número de repetições no mesmo intervalo de tempo, quando comparados à uma ingestão baixa desse macronutriente. Já o consumo de proteínas e gorduras segue a regra da moderação, ou seja, você deve ter uma quantidade significativa de carboidratos bons (batata doce, arroz integral, pão integral, aipim…) o que podemos dizer que gira em torno de 50 -60% (ou até mais, dependendo do atleta)do valor calórico total de um dia de dieta, e moderada em proteínas de alto valor biológico (carnes magras, ovos, leite…) e gorduras boas (azeite de oliva, amendoim, abacate, óleo de coco…).

Também temos a suplementação, que dependendo do nível do treinamento, o protocolo que será utilizado, vai auxiliar e muito nesse rendimento. Mas sobre as principais suplementações, falaremos em outro post.

Então, a dica é simples, se você quer emagrecer e pratica CrossFit ou modalidade similar, não faça essas atividades em jejum ou fazendo dietas com restrição quase total de carboidratos, essa atitude fará você não ter um rendimento bom durante o treinamento e o pior, poderá fazer com que você ao invés de perder massa gorda, perca massa magra. E cá entre nós, ninguém quer perder massa magra e ficar flácido (a) não é?

Para não sair cortando alimento ou comendo demais algum, procure um nutricionista para ele adequar seu plano alimentar com sua rotina de exercícios.

Tens dúvida sobre a alimentação para a prática do Cross? Escreve aqui embaixo ou envia um direct!!

beijos da nutri Bruna @nutribruna_champe

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