Muito consumida e conhecida em todo o país, a melancia se destaca principalmente por suas propriedades diuréticas.

Composta por 92% de água e apenas 6% de açúcar, a fruta é uma ótima opção para incluir na sua dieta.

Dentre os seus principais benefícios, podemos citar:

COMBATE A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS: Rica em potássio, é um excelente diurético que auxilia no combate ao inchaço causado por retenção de líquidos. Além de prevenir o cálculo renal, combate os excessos alimentares, pois as toxinas são eliminadas na urina.

FORTALECE O SISTEMA IMUNE: Fonte de vitamina B5, B6, C e antioxidantes, ela protege o sistema imunológico e atua na prevenção de doenças.

MELHORA O TRÂNSITO INTESTINAL: Além de muita água, a melancia também possui fibras em sua composição. Fazendo assim com que o intestino funcione de forma correta.

CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL: O potássio e magnésio presentes na fruta também auxiliam na manutenção da pressão arterial. O licopeno presente nela ainda reduz a pressão e o colesterol.

EVITA O ENVELHECIMENTO PRECOCE: Rica em carotenoides, a melancia ajuda a proteger a pele conta os danos foto oxidativos causados pelo sol, evitando assim o envelhecimento precoce.

SAÚDE DOS OLHOS: O licopeno presente na melancia ajuda a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, um problema que pode causar cegueira em pessoas idosas.

REDUÇÃO DE DOR MUSCULAR: estudos mostraram que a citrulina presente na melancia auxilia na recuperação muscular. Os benefícios são potencializados com o suco da fruta.

SAÚDA DE PELE E CABELO: As vitaminas A e C presentes auxiliam na saúde da pele e do cabelo. A vitamina A ajuda a criar e reparar as células, e a vitamina C ajuda o corpo a criar colágeno.

Elaborado por  Natália Seiger – Estagiário de Nutrição

Contatos

instagram: ftnati

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *