Queda de cabelo e a alimentação – Como essa combinação pode ser uma mágica tragédia ou uma excelente aliada

A renovação de fios de cabelo é algo natural que podemos observar por meio da queda de alguns deles no nosso dia a dia. Sim, perdemos, em média, 100 fios de cabelo diariamente, mas quanto a isso não há necessidade de preocupação, pois, sempre temos cabelo crescendo e, esse processo, faz parte do ciclo de vida do fio.

No entanto, algumas vezes essa queda pode ocorrer de forma excessiva. Nesses casos, é necessário ter atenção, uma vez que o aumento significativo da queda dos fios dos seus cabelos demonstram que algo não está bem. Um estado nutricional inadequado, por exemplo, pode levar você a ter esse problema.

Diversos motivos podem ocasionar a queda capilar, e entre os principais estão a utilização de medicamentos — anticoncepcionais, antidepressivos e emagrecedores —, alterações hormonais e alimentação inadequada. É importante você saber que diversos nutrientes influenciam na regulação de fatores que levam à queda de cabelos. Assim, eles também tratam inflamações, desequilíbrios hormonais e atuam em diversos genes, fatores que também podem ocasionar esse problema.

O ferro, por exemplo, é uma substância muito importante que atua no folículo capilar. Sua deficiência está associada à queda difusa dos fios. Existem também outros nutrientes cuja sua deficiência pode levar a esse temido problema, são eles:

  • proteínas;
  • vitamina C;
  • vitamina B7;
  • ômegas 3 e 6;
  • vitamina B12;
  • zinco;
  • selênio;
  • vitamina D.

Vale lembrar que os excessos também devem ser evitados. Níveis altos de vitamina A têm sido associados ao aumento da queda dos fios — por isso, priorize sempre o equilíbrio!

O tratamento para queda de cabelos

Agora que você já sabe a origem do problema, falaremos de algumas formas de tratar queda de cabelo. Veja!

Alimentação saudável e equilibrada

A atenção com a alimentação é indispensável, e por isso, pessoas vegetarianas ou aquelas que consomem pouca carne, devem ficar ligadas na ingestão de ferro. Lembre-se também de beber bastante água e incluir frutas na sua rotina. Varie sua alimentação, quanto maior a diversidade de alimentos, mais nutrientes você consumirá.

Para tratar o seu problema, não deixe de consumir vegetais verdes escuros, como brócolis, espinafre e couve. Leguminosas como grão-de-bico, ervilha, lentilha e feijão também são uma boa pedida. Cereais integrais como aveia e quinoa também podem ser incluídos, assim como castanhas, tofu, sementes de gergelim e abóbora. Consumir pescados, frequentemente, também pode ajudar na adequação de ômega 3 e 6.

Controle do estresse

Fatores do meio ambiente também podem ocasionar a queda dos seus cabelos. O estresse aumenta a inflamação e dificulta a circulação sanguínea dificultando a permanência dos fios no couro cabeludo. Um estilo de vida saudável, com atividade física, momentos de descanso e relaxamento podem contribuir com a solução.

Uso de suplementação

A suplementação pode auxiliar tanto no tratamento quanto na prevenção da queda de cabelos, devendo ser utilizada quando o indivíduo não consegue alcançar suas necessidades. Sendo assim, não deixe de consultar um profissional antes de utilizar o suplemento. Cápsulas de minerais, vitaminas do complexo B, ômegas 3 e 6 e vitamina D, podem ser utilizadas nesses casos, mas a individualidade deve ser sempre respeitada.

Como você pôde ver, a alimentação saudável e a suplementação podem ser as chaves para tratar queda de cabelo. Sabendo disso, não deixe de procurar um profissional capacitado para te orientar sobre as melhores dosagens de suplementos e quantidades de alimentos.

Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657

Contatos

email: [email protected]

instagram: nutribruna_champe

Whatsapp: 54- 9 91970870

Comente o que achou:

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posso lhe ajudar?