Negócios estão sujeitos a diversas implicações que podem alavancá-lo ou levá-lo ao seu fim. Um dos maiores problemas relacionados a empreendimentos está na questão de sociedades. Encontrar um bom sócio para o seu negócio não está relacionado exclusivamente com afinidade, o que faz uma sociedade dar certo é a congruência de diferentes fatores e escolhas.
Associações empreendedoras acontecem principalmente por dois motivos: familiaridade e interesses mútuos. A familiaridade se dá por sociedades realizadas entre amigos ou familiares, já a de interesse mútuo, inicia-se pela possibilidade de contribuição mútua. Estas podem acontecer ao mesmo tempo ou de forma isolada.
Empreendimentos que iniciam exclusivamente por familiaridade, precisam de um olhar atento e cuidadoso, pois o medo de prejudicar a relação de afeto pode ser maior que o medo de perder o negócio. Delimitar formas, funções e direcionamentos torna-se mais do que imprescindível nessas associações.
Para empreendedores que se associam pela familiaridade, é necessário diálogo aberto, separação dos negócios das relações de afeto e bom discernimento para não misturar crítica ao negócio com críticas pessoais.
Com o tempo, ocorre de empreendimentos que iniciaram por interesse, tornarem-se também familiares. O apontamento mantém-se o mesmo. Não misture situações de afeto com o empreendimento.
Ter maturidade empreendedora é saber separar e gerenciar emoções de negócios.Entenda que o emocional é muito importante para um empreendimento de sucesso, porém o problema ocorre quando o aspecto racional é substituído pelo emocional exclusivamente, perdendo um equilíbrio necessário, se não fundamental.
Equilibre suas relações. Os negócios são uma extensão dos empreendedores. Se os negócios não vão bem, muito se deve a uma sociedade instável, que precisa ser revista, reajustada e/ou modificada, muitas vezes superficialmente, outras vezes em sua base.
Uma resposta
Aqui é a Camila Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns.