Você está achando sua pele com aspecto de cansada, sem vida, sem brilho, pálida…? Pois bem, quero te mostrar que a melhora desses aspectos vai  muito além da utilização de cosméticos, você precisa começar a tratar ela de dentro para fora. Afinal, não adianta gastar com cremes super caros se você continua se alimentando mal.

Vem comigo e descubra quais vitaminas podem te auxiliar a ter uma pele mais perfeita.

VITAMINA A                          

É encontrada tanto em produtos de origem animal (na forma de retinoides)  como vegetal (na forma de carotenoides, incluindo o betacaroteno), essa vitamina auxilia no processo de formação tecidual, ajuda na reparação  do epitélio (tecido celular) e já há estudos que apontam a Vitamina A como preventora do câncer de pele.

São exemplos de alimentos ricos em vitamina A: mamão, manga, caju, goiaba vermelha, cenoura, batata doce amarela, abóbora, moranga, couve, espinafre, fígado, óleo de fígado de peixe e ovos.

Acredita-se que os carotenos dos vegetais contribuem com cerca de 68% desta vitamina na dieta. O betacaroteno é um carotenóide conhecido como pró-vitamina A. É um importante antioxidante e estimula o sistema imunológico.

A importância do betacaroteno e dos carotenóides para a pele está diretamente relacionada com a ação de fotoproteção, ou seja, proteção da pele dos raios UV e também é considerado um promissor Anti-aging. Entre as principais fontes estão: abóbora, cenoura, mamão e batata doce.

VITAMINA C

Com o passar dos anos, conforme formos envelhecendo, nossa camada de pele acaba ficando mais fina e o colágeno nela existente diminui drasticamente. Esse fenômeno é acelerado conforme nossa exposição aos raios UV, que é um estimulante na produção de radicais livres, que são os responsáveis por essa aceleração do envelhecimento.

Sua principal ação está na biossíntese de colágeno, que é responsável pela elasticidade, firmeza e sustentação da pele, ou seja, essencial para manter a cútis firme e jovem.

Além de ajudar na formação de novo colágeno, a vitamina C também inibe a colagenase, uma enzima que degrada o colágeno do organismo. Ela pode ser encontrada em frutas como acerola, laranja, limão, caju, kiwi.

Vitamina D

A vitamina D, também conhecida como calciferol, é uma substância essencial para a nossa saúde. É produzida no corpo pela ação fotolítica dos raios UV na pele. Além de ser uma vitamina boa para a pele, uma das suas principais ações em nosso organismo é a fixação do cálcio nos ossos, sendo indispensável para a saúde óssea.

A vitamina D consegue acelerar a renovação da derme porque cerca de 90% dessa substância é produzida na própria pele, conforme os raios ultravioletas transformam o colesterol na substância.

Vitamina E

Além das propriedades antioxidantes, a vitamina E está associada a promover a formação de fibras elásticas e colágenas na pele, além de auxiliar e ajudar a manter a hidratação natural.

Ela é muito importante para a oxigenação e, portanto, nutrição de todo o organismo. O efeito disso na membrana celular tem reflexo no corpo todo, e faz dela uma vitamina boa para a pele, cabelos e unhas.

É possível encontrá-la em vegetais — principalmente os verde-escuros — , oleaginosas (como nozes, castanha do Pará, avelã e amêndoas), óleos vegetais, sementes de girassol e gergelim, ovos, abacate, açaí e gérmen de trigo.

Biotina

A biotina, também conhecida como B7, faz parte das vitaminas do complexo B. Desempenha um papel importante na manutenção da saúde dos cabelos, unhas e pele. Para resultados benéficos na melhora da pele se faz necessária a ingestão de biotina através da alimentação.

A B7 pode ser encontrada ao consumir amendoim, avelã, amêndoa, castanha de caju, farelo de trigo, farelo de aveia, nozes e ovo cozido.

 

Elaborado por Nutricionista Bruna Champe CRN-12657

Contatos

email: champenutricao@gmail.com

instagram: nutribruna_champe

Whatsapp: 54- 9 91970870

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *