Os AG de cadeia longa ômega-3 [(n-3)], incluindo EPA(eicosapentaenoico) e DHA (desosahexaenoico), são gorduras boas que incluídas na dieta trazem uma série de benefícios para a saúde. Eles são incorporados em muitas partes do corpo, incluindo as membranas celulares e desempenham papel nos processos anti-inflamatórios e na viscosidade das membranas celulares.
EPA e DHA são essenciais para o desenvolvimento fetal adequado e envelhecimento saudável. O DHA é um componente chave de todas as membranas celulares e é encontrado em abundância no cérebro e na retina e o EPA apresenta grande ação anti-inflamatória, ambos são também os precursores de vários metabólitos que são potentes mediadores lipídicos, considerados por muitos pesquisadores como benéficos na prevenção ou no tratamento de diversas doenças.
Confira alguns de seus benefícios.
GESTAÇÃO
Há estudos evidenciando que filhos de mães, que foram suplementadas durante a gravidez, possuíam um processamento mental, aprendizado, memória, desenvolvimento psicomotor e coordenação mãos-olhos e menor incidência de déficit de atenção, quando comparados a mães sem suplementação.
ADULTOS SAUDÁVEIS
Pesquisas mostram que o consumo do Ômega 3 regular reduz os níveis de LDL e triglicerídeos e melhora os níveis de HDL. Também há achados de redução de dores articulares, por possuir efeito anti-inflamatório, não podemos esquecer da sua ação neural, auxiliando na proteção das células e regulando mediadores hormonais.
IDOSOS
É uma área em que aparecem mais estudos na atualidade, muitos destes estudos estão ligados com a ação de inibir o declínio cerebral causados pela idade como o ALZHEIMER e outras doenças crônicas. Sua associação com antioxidantes , vitaminas e a prática de exercício físico auxiliam na prevenção da sarcopenia.
OBESIDADE E SOBREPESO
Aquele excesso de tecido adiposo estocado pelo corpo, não é apenas um depósito inativo, ele gera um fluxo de impulsos constantes, mediadores de inflamação. O Omega 3 atua atenuando essa bomba de inflamação e fazendo um efeito protetor contra doença cardiovasculares , diabetes e AVCs.
PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA
Possui ação na diminuição das dores musculares, e ajuda na prevenção de inflamações articulares.
Conseguem perceber a importância do consumo deste nutriente? Se seu consumo é tão importante porque devo suplementar? Pelo simples fato de não termos o hábito de consumir peixes ricos neste nutriente diariamente. Mas também devemos atentar que não é qualquer peixe que fornece boa quantidades, os peixes indicados são aquele de água doce e frias, normalmente importados. Logo, a melhor estratégia é a suplementação, suplementação esta que o médico e nutricionista possuem todo o aval para indicar.